![](https://autoinsider.com.br/wp-content/uploads/2014/12/honda-civic-si.jpg)
O novo Honda Civic Si (Sport Injection) foi testado na pista da fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP), onde foi possível conhecer mais a fundo a proposta de esportividade e desempenho que a marca apresenta com o modelo. O prazer máximo de dirigir o coupé da Honda aliou-se à tecnologia e design do carro, sentidos a cada quilômetro do asfalto delineado por belas paisagens rurais.
Força e potência definem a personalidade do Si. O comando de válvulas variável permite atingir a potência de 206 cv a 7.000 rpm e o torque de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm. A rotação pode chegar a 7.100 rpm, característica de um propulsor “elástico” capaz de proporcionar uma condução esportiva, oferecendo agilidade e força em qualquer condição, sem o auxílio de compressores ou turbinas, e ainda permitir economia de combustível.
Com um diferencial de deslizamento limitado e suspensão de alta performance, o esportivo carrega ainda um câmbio de 6 marchas, onde as duas primeiras são curtas e a terceira garante o torque sem perda de giros, mesmo com a redução de velocidade, o que permitiu uma administração das curvas sem redução de marcha.
A linearidade é outra característica do novo modelo da Honda, comportamento que é o resultado da composição da carroceria, que tem para-choque e para-lamas integrados. O carro “ataca” com a dianteira e não perde traseira em manobras mais arrojadas. Toda essa maleabilidade foi constatada nas entradas e saídas de curvas com aceleração mais forte.
Uma das tecnologias que colaboram com a estabilidade do Si é um sistema blocante com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas. O modelo também conta com o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) para auxiliar no controle da estabilidade, quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações de sobre-esterço (saída de traseira) e subesterço (saída de frente).
Há uma central eletrônica que detecta falhas de aderência e possível perda de trajetória, freando e liberando na intensidade exata a roda afetada para que o carro retorne à direção correta, além de atuar sobre o sistema de injeção e ignição eletrônica, quando necessário.
O Si também possui o power monitor que exibe informações de performance do carro com escalas que vão até a potência máxima, um recurso que monitora o aproveitamento do sistema e modula o os giros do motor para preservá-lo. Conforme o giro aumenta, seis luzes acendem gradativamente em linha. Tudo sinalizado no painel, acompanhando a força empreendida pela transmissão. O interior é ergonômico, onde todos os comandos estão no volante e o banco do motorista que é “abraçado” pelo conforto do desenho e os materiais empregados.