![](https://autoinsider.com.br/wp-content/uploads/2014/12/Citroen-C4-Lounge-THP-FLEX.gif)
O gerente de Projetos da PSA Peugeot Citroën AMLAT (América Latina), Maurício Mendes, destaca o primeiro motor turbo flex do Grupo, feito especificamente para o Brasil e que equipa o novo Citroën C4 Lounge, o THP Flex com potência de 173 cv.
Mendes explica que o motor agora não precisa mais de métodos de aquecimento para a partida a frio. “São 200 BAR de injeção direta sem sistema adicional”, salienta. O engenheiro aponta a inovação do produto fazendo com que não seja mais necessário abastecer o tanquinho.
Outra novidade é o captor de etanol que identifica quando o combustível passa pelo motor e qual a percentagem que possui de álcool. “Simples e preciso. Assim é o sistema com identificação dos parâmetros de injeção de combustível, garantindo o gerenciamento do motor”, esclarece.
Mendes afirma que o sensor tem função importante na proteção do motor, fazendo os ajustes instantâneos. De acordo com ele, o THP Flex é totalmente tratado para trabalhar com o etanol, passando por diversos itens como bronzinas, anéis, mancais e pistões.
O especialista também fala da nova caixa de câmbio que equipa o C4 Lounge, Comfort Auto6, uma nova geração desenvolvida para ter redução de atrito na troca de câmbio, agora mais efetiva e que também contribui para a economia no consumo de combustível.
Segundo Mendes, o novo Citroën C4 Lounge é um carro para a família, por ser um três volumes. Mas com esse novo motor, os jovens olham para o sedan de uma forma diferente. Houve uma renovação no conceito do modelo”, especifica, reforçando que, com a opção de esportividade oferecida em um dos modos do câmbio, há uma rotação mais elevada e uma troca atrasada para o alcance de maior potência.