![](https://autoinsider.com.br/wp-content/uploads/2015/08/veiculo-autonomo.jpg)
A Google já tem a sua própria companhia de carro, a Google Auto LLC, segundo noticiou o jornal britânico The Guardian no início do mês. Conforme o diário, que diz ter documentos que comprovam o empreendimento, a gigante da tecnologia tem flertado com grandes empresas de automóveis, uma vez que explora veículos sem motoristas, mas também define tranquilamente a sua própria montadora. Documentos obtidos no âmbito de um pedido de registros públicos da Califórnia mostram que a Google Auto LLC foi formada como uma sociedade de responsabilidade limitada no final de 2011. A Google Auto é nomeada como o fabricante de todos os 23 carros autônomos Lexus registrados com o departamento de veículos a motor, na Califórnia.
“A Google Auto LLC é dirigido por Chris Urmson, líder de projeto para carros de auto-condução do Google. No Salão Internacional do Automóvel da América do Norte, em janeiro, Urmson anunciou conversações com General Motors, Ford, Toyota, Daimler e Volkswagen. Em março, ele disse: ‘Fazer carros é realmente difícil, e as montadoras são muito boas nisso. Então, na minha mente, a solução é encontrar uma parceria’. Até agora, nenhuma parceria surgiu. Isso pode ser porque o Google já tem o seu próprio fabricante de veículos de passageiros, registrada como uma organização nacional e internacional. E foi licenciada no ano passado como um fabricante de carros na Califórnia. A Google se recusou a comentar sobre esta história”, afirma o The Guardian.
No final de maio do ano passado, o Google anunciou que começava a construir protótipos de 100 carros que dirigem a partir do zero, sem volantes, acelerador ou pedais de freio, de acordo com o jornal britânico. A Google Auto também esteve em contato com a Administradora de Segurança do Tráfego dos Estados Unidos e organizou testes de emissões na Califórnia. Os carros fabricados pela empresa são movidos por um motor elétrico 20-30 kW com bateria de íon de lítio. Todos os veículos produzidos até agora foram montados nos arredores de Detroit, Michigan, pelo parceiro de produção do Google, a empresa de engenharia Roush.
Conforme o The Guardian, a Google Auto manifestou em documentos que não pretende comercializar os seus carros. “No entanto, isso não exclui a fabricante de vender carros sem motoristas para o público mais tarde”, ressalta a publicação. O jornal ainda destaca que, segundo Sebastian Thrun, cientista da computação e engenheiro que lançou o projeto do automóvel sem motorista do Google, “a ambição do empresa é sempre para percorrer todo o caminho de investigação de produto”. Hoje, as montadoras estão em uma corrida na produção de carros autônomos. Audi, Mercedes-Benz, Ford e Nissan já desenvolvem tecnologias deste tipo. E empresas como essas e a própria Google têm licenças através de um programa do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia para testar veículos de auto-condução.