A Volkswagen exibe no Salão Internacional do Automóvel, em Genebra, na Suíça, que vai até este domingo, dia 19, o novo Tiguan Allspace, um espaçoso carro familiar com distância entre eixos 109 mm maior e 215 mm a mais no comprimento total. O Allspace tem cinco assentos mais dois opcionais. O novo SUV preenche o espaço entre o Tiguan de cinco lugares e o topo de linha Touareg, da marca alemã. Quando está com os bancos traseiros rebatidos e é carregado até o teto, sua capacidade de carga é de 1.920 litros.
O designer brasileiro Marco Pavone, do Volkswagen Design Team, é o responsável pelo exterior do modelo. “Nós projetamos as portas traseiras do Tiguan Allspace para serem mais longas. O capô também foi elevado na frente, acima da grade do radiador, para adequar as proporções ao maior comprimento total do veículo”, explica o designer. Segundo Pavone, “uma linha de conformação única sobe atrás da coluna C e ressalta o design das janelas laterais”.
O capô e a silhueta lateral mostram semelhança com outro novo utilitário da Volkswagen – o Atlas, desenvolvido para os Estados Unidos. Na frente, também fica a grade do radiador com novo desenho, com frisos cromados, alguns dos quais se estendem para dentro dos faróis. Especialmente marcante é o friso cromado superior que se estende por toda a dianteira do carro.
Assim como o Tiguan “clássico”, o Tiguan Allspace também é oferecido com versões on road e off road da parte dianteira. Essa última é oferecida em um pacote off road opcional, juntamente com uma proteção inferior do motor que se estende até o para-choque, para uma condução fora da estrada ainda mais severa. A seção dianteira off road aumenta o ângulo de entrada do veículo em 7 graus.
O modelo vem equipado de série com trilhos no teto. O teto em si também foi reprojetado: linhas estruturais marcantes são usadas pela primeira vez, em lugar de uma superfície superior lisa. Elas se estendem longitudinalmente, da frente até a traseira. Se o Tiguan Allspace for equipado com o teto solar panorâmico deslizante de 870 x 1.364 mm, as linhas estruturais só estarão presentes na área posterior do teto.
Mesmo na versão básica Trendline há equipamentos adicionais, como trilhos no teto (em preto), sistema Composition Colour Media juntamente com o pacote de conectividade (interfaces USB e para telefone), volante multifuncional, frisos trapezoidais integrados ao difusor e assoalho de carga variável. A versão Comfortline inclui tampa do bagageiro com controle elétrico e trilhos de teto prateados e a Highline traz ainda faróis full-LED e travamento e sistema de partida Keyless Access. Além disso, a nova série de SUVs lança uma nova geração do sistema de informação e entretenimento, o sistema Discover Pro, que apresenta, pela primeira vez nesta categoria, o controle por gestos.
A gama de motores inicia-se com potência de 150 cv e chega a 240 cv (o Tiguan com distância entre eixos standard começa em 115 cv). O preço sugerido do modelo na Alemanha será de cerca de 30 mil euros. O lançamento do modelo no mercado europeu será em setembro, com as vendas antecipadas iniciando em maio.