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A 12ª geração da Nissan Frontier chega ao mercado brasileiro com design moderno e muitas novidades em termos de tecnologia, conforto e segurança em um veículo que, segundo a marca, é ainda mais robusto e inteligente. O modelo começa a ser vendido no país na versão mais completa, a LE, que é equipada com o novo motor diesel 2.3 com duplo turbo, de 190 cv e 45,9 kgfm de torque, e câmbio automático de 7 marchas com modo manual sequencial. O valor sugerido é de R$ 166.700.
A nova picape tem como um dos seus destaques a estrutura mais resistente do que a da geração anterior, com um chassi quatro vezes mais forte, ao mesmo tempo em que é mais leve e eficiente. Entre os itens de série estão equipamentos como os bancos Gravidade Zero, que foram inspirados na tecnologia desenvolvida pela Nasa para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.
A Frontier 2017 possui controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dinamic Control), freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA) e a introdução dos controles automático de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA), além da luz de freio de LED (CHMSL) e das luzes diurnas (DRL).
O desenho externo tem aparência “musculosa” ressaltada nas laterais mais altas do capô, na grade V Motion e nos faróis em formato de bumerangue, que deixam evidente que o veículo de 5,25 m de comprimento, 1,75 m de altura e 1,85 m de largura faz parte da mais atual família de modelos da Nissan.
No interior, o painel de instrumentos com a tecnologia TFT (Thin Film Transitor) é de fácil visualização e traz diversas funções. Além de poder identificar as informações do tacômetro, por meio dos comandos localizados no volante, o motorista pode navegar entre nove telas que mostram computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível. Eles ainda permitem a configuração do controle do chassi e dos sistemas avançados de assistência ao motorista.
A picape também traz como novidade um botão no lado esquerdo do painel, perto da porta do motorista, que permite a regeneração do filtro particulado de diesel (DPF), componente do sistema de escape que vem sempre depois do catalisador e que serve para segurar as partículas características de motores a diesel.
A Frontier inova na suspensão traseira. O utilitário vem equipado com sistema Multilink de molas helicoidais que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Ao optar por essa solução, a Nissan quis oferecer um excelente balanço entre o conforto no passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas. São melhorias que se traduzem em uma melhor experiência de condução e maior durabilidade. Já a suspensão dianteira preserva a eficiente arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora.
Para evitar danos na parte de baixo, há uma placa de ferro que protege o veículo por toda a parte inferior, evitando avarias em peças como cárter, radiador, motor, tanque de combustível, etc. Outros diferenciais estão na caçamba. Além da tomada de 12V localizada no lado interno esquerdo, a área de carga conta com o Nissan C-Channel. São quatro alças de apoio móveis que facilitam a fixação de cargas que necessitem de amarração.
A Frontier muda o patamar da conectividade do segmento com a introdução do sistema multimídia Nissan Multi-App, que traz o conceito dos tablets para dentro do carro, em uma tela de 6,2 polegadas. Operando de forma independente, não necessita do “espelhamento” de um smartphone para levar os itens do aparelho para o carro. O sistema oferece a possibilidade de baixar um grande número de aplicativos e transferir arquivos digitais de música e fotografia por conta dos 2 Gb (8 Gb built-in) de espaço disponíveis. Dessa forma, o usuário tem liberdade para personalizá-lo ao seu gosto.
O Multi-App apresenta diversas outras funcionalidades. Com ele é possível acessar a Internet (por meio da contratação do serviço à parte ou utilizando o smartphone como roteador); conectar o celular para atender ligações por viva-voz (via Bluetooth); ouvir música por meio da conexão com iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de mp3; tocar CDs e DVDs; além de visualizar fotos e vídeos.