![](https://autoinsider.com.br/wp-content/uploads/2017/03/producao-palomar.jpg)
Após o anúncio, em dezembro passado, da intenção de transformar o Centro de Produção de Palomar, na Argentina, em uma referência, tanto em termos econômicos quanto de qualidade, o Grupo PSA apresentou este mês os resultados de seu plano de transformação e modernização que visa modernizar a planta industrial através de um nível de investimentos adequado para garantir um desempenho otimizado e a perenidade dos trabalhos.
O evento que comemorou a transformação do Centro foi realizado teve a presença de Mauricio Macri, presidente da República da Argentina; Carlos Tavares, presidente mundial do Grupo PSA; Carlos Gomes, presidente Brasil e América Latina e membro do Conselho Executivo; e de Luis Ureta Saenz Peña, presidente do Grupo PSA na Argentina.
O plano de transformação do Centro de Produção de Palomar enquadra-se nas ambições do plano Push to Pass, que tem objetivos claros para o Grupo PSA na América Latina: um crescimento rentável, o lançamento de diversos veículos no Mercosul, volumes de vendas duplicados fora da região, um programa agressivo de integração local e lucros multiplicados por três.
No Centro de Produção, o fluxo multissilhuetas com uma logística full kitting já está operacional e, em 2019, a nova plataforma CMP (Common Modular Platform) será implantada na fábrica. Os fornecedores serão integrados ao Centro de Produção para reduzir os custos logísticos e otimizar toda a cadeia de valor. Com essa transformação, o Grupo PSA visa igualmente uma redução de 50% do consumo de energia e de água por veículo.
De acordo com Gomes a transformação visa consolidar o crescimento rentável da marca na América Latina sobre um modelo econômico pertinente. “O Grupo investe e aplica suas competências comprovadas com um objetivo simples: fazer da planta de Palomar uma fábrica do futuro e uma referência mundial”, frisou.
O Centro de Produção de Palomar, situado na Província de Buenos Aires, produz desde 1980 veículos das marcas Peugeot e Citroën para a América Latina.