Com a sigla WR-V – Winsome Runabout Vehicle, que significa veículo recreacional e cativante, a Honda acaba de apresentar o inédito SUV compacto em duas versões, EX (R$ 79.400,00) e EXL (R$ 83.400,00). O utilitário chega com a proposta de design e usabilidade que podem expandir as atividades diárias dos consumidores. O WR-V que traz na palavra winsome a tradução alegre, agradável e atraente, oferece configurações de equipamentos que combinam segurança, tecnologia, versatilidade e conforto.
Externamente, as duas versões trazem o mesmo visual robusto e esportivo, desenvolvido com base no conceito Wild Armor, criado especificamente para esse modelo. Ele é refletido em uma frente elevada, marcante e com grade frontal com acabamento em black piano, além dos faróis com luzes de uso diurno (DRL) em LED e projetores de neblina. O para-brisa tem faixa degradê e vidros verdes com proteção UV, além de retrovisores com comandos elétricos e repetidores laterais em LED, presentes nas duas versões. O rack de teto, funcional, agrega ainda mais praticidade ao modelo.
O design traseiro e sua lateral exibem traços mais horizontais e lanternas que se prolongam pela linha de cintura. Seu desenho é harmônico nas proporções, com entre eixos largo, boa altura de rodagem e conjunto de roda/pneu com grande diâmetro. Ele é complementado pelo friso cromado na tampa traseira e pelo para-choque com molduras fortes.
No interior do veículo, o motorista pode se acomodar em um banco anatômico, com forrações diferenciadas em preto e prata ou preto e laranja (exclusiva da cor Vermelho Mercúrio), com regulagem de altura.
O volante, com comandos de som, viva-voz e controle de cruzeiro, traz revestimento em couro e ajustes de altura e profundidade, além de assistência elétrica EPS. À frente, o quadro de instrumentos Bluemeter, com computador de bordo multifunções permite uma ótima visualização. O console central, o painel e laterais de portas trazem diversos porta-objetos com acabamentos em prata.
A versão EX traz sistema de áudio com tela de 5 polegadas, onde são projetadas as imagens da câmera de ré, que oferecem três opções de visualização. Esse sistema possui conectividade via Bluetooth, USB e cabo auxiliar, além de leitor de CD player. No modelo EXL, há um sistema multimídia de 7 polegadas com GPS, navegador de Internet via hotspot, e conectividade completa via Bluetooth, cartão SD e duas entradas USB.
As versões do SUV trazem airbags frontais e laterais e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além da exclusiva estrutura de deformação progressiva ACETM (Advanced Compatibility Engineering) e barras de proteção nas portas, garantindo a máxima proteção nas diversas condições de colisão. A versão EXL traz ainda airbags laterais do tipo cortina.
O WR-V é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Criada pela Honda, a tecnologia i-VTEC varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação. Com isso, o utilitário demonstra excelente desempenho e economia de combustível. Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque à 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m à 4.800 rpm.
A transmissão CVT possui conversor de torque, proporcionando uma resposta mais rápida e aceleração linear. Essa combinação fez com que o WR-V alcançasse nota máxima “A” na categoria utilitário esportivo compacto dos testes de consumo do Compet/Inmetro.
O WR-V é um importante marco na história da Honda Automóveis no Brasil, que em 2017 comemora 20 anos de fabricação no país. O veículo é o primeiro automóvel com desenvolvimento liderado pela área de P&D no país e será produzido na fábrica de Sumaré, interior de São Paulo, juntamente com Civic, HR-V, City e Fit.