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De olho nas necessidades do transportador, a Mercedes-Benz apresentou nesta terça-feira, dia 27, a nova geração do FleetBoard, uma tecnologia de segurança e otimização de frota que equipará todos os caminhões da marca a partir de março deste ano. “As estradas falam, a Mercedes ouve”, afirmou o vice-presidente de Marketing e Vendas de Caminhões e Ônibus no Brasil, Roberto Leoncini, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, no interior de São Paulo. Ele citou as principais características do produto: melhor gerenciamento de frota e de gestão logística, feedback com o desempenho dos motoristas, segurança e monitoramento de veículos e cargas.
A Mercedes investiu mais de R$ 40 milhões para lançar o dispositivo no país, uma iniciativa dentro da filosofia da montadora de escutar o transportador, segundo Leoncini. A nova geração do FleetBoard também prevê a redução dos custos operacionais, além de maior controle sobre os veículos. O sistema de telemática auxilia na localização do caminhão em caso de furto e roubo do veículo ou da carga através de rastreamento e bloqueio remoto. Em test drive na pista do autódromo foi possível sentir de perto esse bloqueio que age através de uma redução da velocidade do caminhão primeiramente a 40km/h e depois a 10km/h, inviabilizando qualquer intenção de fuga no caso de roubo, e proporcionando também o interrompimento da ignição.
O rastreador sairá de fábrica já integrado ao gerenciamento eletrônico do caminhão, evitando manipulações ou retirada do aparelho. Qualquer interferência no equipamento, o veículo é bloqueado. Todas as informações da frota podem ser acessadas via Internet, inclusive por meio de tablets e smartphones. O equipamento também identifica a abertura de caçambas assim como o acompanha o trajeto e a direção do veículo.
Andre Weisz, gerente sênior do FleetBoard Brasil, apontou a necessidade de uma tecnologia que faz o diagnóstico das condições técnicas dos veículos e assim reduz os riscos de acidentes, aumentando a eficiência operacional da frota. “Os transportadores pediam um sistema que unisse a gestão e segurança e que fosse expandido para toda a linha da Mercedes”, relatou Weisz. O executivo ainda salientou a redução em 10% de emissão de poluentes e as funcionalidades do FleetBoard como mapa digital dos percursos atingidos pelos veículos, rota, desempenho com notas para os motoristas, relatórios e redução em 15% dos custos operacionais.