![](https://autoinsider.com.br/wp-content/uploads/2014/12/continental-pneu.jpg)
Com uma diversidade de test drive, em pistas de asfalto, áreas com brita e chão batido, obstáculos, buracos e muita lama, a Continental apresentou à imprensa, no dia 19 de novembro, em Itatiba (SP), o seu mais novo produto, que chega ao mercado para atender o segmento adventure: o ContiCrossContact AT. O pneu promete maior poder de tração, proteção à aquaplanagem, mais aderência ao solo e conforto.
Segundo o diretor-superintendente da Continental Pneus para o Mercosul, Renato Sarzano, o lançamento foi desenvolvido especialmente para o consumo brasileiro, um mercado em crescimento, na visão de longo prazo do executivo. O grupo, que produz seis marcas de pneus e mais de 600 artigos diferentes para a indústria automobilística, foca, em um primeiro momento, o segmento de reposição como principal consumo do ContiCrossContact.
Conforme Sarzano, o novo produto é direcionado aos veículos adventure, de passeio com características off road, como suspensões levantadas e detalhes estéticos da carroceria, mesmo os que não têm tração 4×4. “O pneu é complexo, pois exige características on road e off road”, explica, apontando o veículo que transita pela cidade diariamente e nos finais de semana enfrenta pavimentos mais hostis e ainda proporciona um rodar silencioso tanto no uso urbano quanto em trajetos em vias sem asfaltou ou trilhas.
Eduardo Roveri, coordenador de produto para pneus de passeio e caminhonete da Continental Pneus para o Mercosul, falou sobre outras qualidades do modelo novo de pneu: “O CrossContact, através de sua banda de rodagem, permite uma performance maior do carro, mais dirigibilidade no molhado, mais resistência a rolamentos, reduzindo o consumo de combustível”. O pneu também traz uma proteção extra contra danos, onde só a camada superficial pode ser atingida por rasgou ou esfolamentos, sem que a parte interna seja danificada.
O avançado desenho do pneu faz com que seus sucos angulares gerem um efeito autolimpante na banda de rodagem, dificultando a retenção de pedras e cascalhos. Por ser plana, a banda viabiliza um maior contato do pneu com o solo e um melhor desempenho nas frenagens. Uma nervura na borda protege a roda contra ralados, revelando toda a atenção da Continental também para com os detalhes.
Os engenheiros da marca idealizaram para o pneu uma banda de rodagem não-direcional com blocos estrategicamente escalonados. Ela reduz o nível de ruído, proporcionando ao motorista maior estabilidade. A banda de rodagem também foi ampliada de modo a permitir uma área maior de contato com o solo, o que se traduz em melhor distribuição de carga, maior aderência no asfalto e tração na terra, bem como em um ótimo desempenho nas curvas.
O lançamento da Continental, que tem como slogan “O caminho nunca será um obstáculo”, está disponível em cinco medidas nos aros 14, 15 e 16 e é destinado ao universo aventureiro para os modelos das montadoras Fiat (Palio Weekend Trekking, Weekend Adventure, Strada Trekking, Strada Adventure, Doblo Adventure, Idea) Ford (EcoSport) e Volkswagen (Saveiro Cross, Cross Fox).
www