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O novo Renault Fluence chegou com o conceito de ser um passo à frente no design e, ao mesmo tempo, com a expectativa de colocar o modelo da marca francesa no terceiro lugar entre os concorrentes do segmento de sedans médios. De acordo com o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, além da estética, que está mais agressiva, o modelo tem diferenciais como conforto, tecnologia e conectividade. E o impacto visual da nova versão está também na cor preto-ametista, que alterna os tons conforme a luminosidade. “Acompanhando a renovação da linha de veículos da marca – Sandero, Logan, Stepway e Duster –, o Fluence deve fazer parte de um crescimento de 7% da Renault no mercado brasileiro”, afirma.
O diretor de Marketing da marca, Bruno Hohmann, acredita na volta de crescimento do mercado e a montadora está preparada para esse momento por meio de ações como a ampliação da fábrica, da gama de veículos e dos concessionários. “São 294 no Brasil. O cliente quer menos tempo na revisão e mais informações on-line. A Renault está atenta a isso e trabalha buscando essa qualidade para o consumidor”, observa.
As tecnologias passam pelo câmbio automático CVT com trocas suaves das marchas. O sistema multimídia R-Link multitoque com conectividade total, comando de voz, câmera de ré e sistema eco-drive, que reduz emissões de poluentes. A novidade é a chave-cartão que aciona a ignição e possui o sistema walk away closing: basta o motorista se afastar do veículo com a chave no bolso que ocorre o travamento das portas e o recolhimento automático dos retrovisores.
O design, a grande estrela do lançamento, foi explicado pelo diretor de design da Renault, Máximo Barbieri. “A principal mudança foi na frente do carro, com nova grade”, especifica. O modelo traz também luzes LED-DRL (Day Running Light), que dão muita personalidade ao modelo”, salientou. Na traseira, as lanternas da versão Privilège são novas e equipadas com luzes de LED. O automóvel leva rodas aro 16 polegadas na versão Dynamique e 17 polegadas na Privilège.
A direção é suave, o espaço interno é generoso e a visibilidade e a ergonomia, excelentes. Essas são algumas das qualidades do Fluence, comprovadas no test drive por cerca de 100 quilômetros entre a capital paulista e a cidade de Joaquim Egídio, próxima a Campinas, passando por áreas urbanas e rodovias. A Renault promete no Fluence um dos maiores torques do segmento, com o motor 2.0 16V de 143 cv a etanol e 140 cv a gasolina a 6.000 rpm. O torque é de 20,30 kgfm (etanol) e 19,90 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm.
A versão Privilège tem teto solar elétrico e ar-condicionado dual zone. Oferece sensor de luminosidade, de chuva, piloto automático, entre outros equipamentos de série que não estão nos concorrentes, segundo a Renault. “Nosso desafio é que o público se dê conta disso”, aposta o presidente da marca. “Temos 55 mil unidades do modelo rodando com satisfação total”, completa.
Itens essenciais de segurança também estão presentes, como seis airbags freios ABS com assistência de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de sistema de controle de estabilidade (ESP) e controle de tração (ASR), que auxilia o veículo a ter maior aderência ao solo.