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Os novos modelos da Subaru, WRX e o WRX STI, devem chegar ao mercado brasileiro no final de maio ou início de junho de 2015. Os esportivos foram mostrados na Caoa Ibirapuera, em São Paulo, revenda que representa a Subaru no Brasil, com sete lojas, atualmente. A previsão é de mais três concessionárias: dez até o final de 2014 e 25 em 2016. As estratégias da Subaru para o Brasil também passa pelos investimentos na imagem da marca e na evolução do pós-venda. A marca prevê a comercialização de 1.100 veículos até o fim do ano.
Segundo o diretor-geral Flavio Padovan, que destaca a simetria como diferencial dos veículos produzidos pela montadora japonesa, essa característica leva à segurança do carro, trazendo confiança e prazer de dirigir ao proprietário. “Cerca de 95% dos consumidores que escolhem os carros Subaru não saem da marca, somente trocam por novos modelos e deixam o antigo na família”, especifica Padovan. “É uma ligação afetiva com o carro, que é parte do grupo familiar”, reforça.
De acordo com o gerente de marketing, Tiago Kfouri, os novos modelos Subaru foram feitos para quem gosta de dirigir. São sedãs esportivos com carroceria mais leve e estrutura mais rígida, e os mais altos índices de segurança, conforme Kfouri, onde a estabilidade é um dos pontos que asseguram a eficiência dos modelos.
“Eles trazem o All Wheel Drive e o Motor Boxer,”, ressalta. “Os comandos estão à mão do motorista que conta ainda com um amplo campo de visão”, assegura. Para o gerente, as novas versões atendem a um público que precisa de mais espaço, mas não quer abrir mão da esportividade.
A nova versão do sedã esportivo WRX foi mostrada pela primeira vez no Brasil na 28ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. O novo WRX oferece mais performance e maior dirigibilidade, impulsionadas por um novo motor Boxer 2.0 turbo, com injeção direta e 268 cv. O WRX também estreia duas novas opções de transmissões: automática esportiva, denominada Sport Lineartronic, de oito velocidades e opção de troca manual de marchas, e a manual de seis velocidades.
O WRX é equipado com sistema de Vetoreamento Ativo de Torque, uma evolução do Vehicle Dynamics Control (VDC – Controle Dinâmico do Veículo) que permite mais agilidade e monitoramento do controle de estabilidade. O novo chassi, freios dianteiros maiores e suspensão com acerto esportivo acompanham o novo conjunto motopropulsor que permite maior eficiência no consumo do que a da versão anterior.
O WRX apresenta a nova transmissão automática, Sport Lineartronic, desenvolvida para enriquecer a experiência de condução de alta performance. Ela proporciona uma condução ultrassuave e a opção de troca manual das oito marchas, utilizando os controles posicionados atrás do volante. Essa transmissão também conta com o Subaru Intelligent Drive (SI-Drive), que permite a escolha das características de direção do veículo pela escolha entre três modos – Intelligent, Sport e Sport Sharp.
Já o WRX STI carrega uma identidade visual marcada por rodas douradas e estrutura que leva suspensão com calibragem mais esportiva e 40 kg de torque. “O sistema de câmbio tem engates mais precisos e uma central com nível de bloqueio ajustável”, indica Kfouri. O STI traz um motor também nascido nas provas de rali, o Boxer Turbo 2.5 com potência máxima de 305 cv.
A condução foi aprimorada pelo novo chassi, com maior rigidez, suspensões mais firmes e direção ainda mais rápida. Uma novidade do modelo é o diferencial multimodos controlado pelo condutor (DCCD), controle dinâmico do veículo e sistema de freios Brembo de alta performance com ABS Super-Sport.
Durante o período de desenvolvimento, a marca refinou ainda mais a dirigibilidade do WRX STI, testando-o em várias condições de uso. Como nas gerações anteriores do modelo, os testes incluíram provas em altíssima velocidade no circuito de Nürburgring, na Alemanha, conhecido por suas árduas condições.